domingo, 22 de agosto de 2010

A Loira dos Banheiros (Ou Big Loira)

Este é outro poema que compõe a obra "Bestiário Piauiense" (que pretendo publicar em breve). A obra aborda diversas lendas e personagens míticos locais através de poesia. Dentre diversos mitos piauienses, alguns são personagens encontrados também em outras regiões, esse é o caso da famigerada Loira dos banheiros (ou Big Loira). A seguir, confira seu poema e sua história.
A Loira dos Banheiros
por Rafael Nolêto

Big loira! Big Loira! Big Loira!
Chame três vezes e ela virá.
Big Loira! Big Loira! Big Loira!
Quem chama por ela se assombrará.

Big Loira! Big Loira! Big Loira!
Moça bonita de olhar sensual.
Big Loira! Big Loira! Big Loira!
Loira assassina de gênio fatal.

Morreu dentro de um banheiro
Com agonia e desespero
Sua alma aprisionada
Aparece ensanguentada

Muita gente acredita
Nessa loira que aparece.
Quem evoca essa maldita
Vê e nunca mais esquece.
A Loira dos Banheiros (Ilustração: Rafael Nolêto)

Trata-se de uma lenda urbana recente. Provavelmente surgida entre as décadas de oitenta ou noventa. Apesar de ser um mito importado de outras regiões, os relatos sobre essa aparição também se fizeram presentes por algum tempo em Teresina, e eram comuns principalmente entre jovens estudantes da capital (e de outras cidades do interior do Estado). Existe uma série de boatos e especulações a respeito de como esse mito poderia ter surgido. Muitas fontes contam que essa assombração surgiu a partir de uma adolescente que morreu assassinada dentro de um banheiro, daí em diante sua alma passou a assombrar as pessoas. A maioria das suas aparições se dá em banheiros e muitos estudantes afirmam ter visto tal fantasma. Contam que ela surge na forma de uma jovem loira que aparece suja de sangue. Existem até mesmo vários métodos de evocação que foram disseminados entre os curiosos que tinham interesse em fazer a Big Loira aparecer. Alguns métodos consistiam em repetir gestos e movimentos (como bater três vezes na tampa da privada, ou dar descarga três vezes, etc.) chamando pelo nome “Big Loira”.

Um comentário:

Unknown disse...

aqui em floripa nos chamamos de maria sangrenta chama-se seu nome tres vez,da descarca 3x e ela aparece no espelho uns dizem q tem q tirar o algodão da boca dela outros falam q tem q limpar o sangue dela se assim não o fiser ela aparesera sempre q no espelho se olhar